quarta-feira, 24 de março de 2010

Eadweard Muybridge



Eadweard Muybridge nasceu dia 9 de abril de 1830, em Kingston, Inglaterra e morreu dia 8 de maio de 1904, com 74 anos.
Muybridge foi um fotógrafo famoso por suas fotos de movimentos imperceptíveis de animais e humanos.
Em 1855, Muybridge chego foi para São Francisco, começando sua carreira como agente e livreiro de um editor. Saiu de lá no fim dessa década, e após um acidente em que sofreu lesões nacabeça , e acabou retornando a Inglaterra, por alguns anos.E em 1866 retornou para São Francisco novamente.
Em 1872, Eadweard desenvolveu uma pesquisa que posteriormente foi considerada um dos trabalhos mais importantes de fotos seqüenciais.
Neste mesmo ano, o ex-governador da Califórnia e apreciador de corridas de cavalo, Leland Stanford chamou Muybridge que já era reconhecido por suas fotografias do oeste dos Estados Unidos, para fotografar o galope de um cavalo, com o objetivo de mostrar que em um momento, este retirava as 4 patas do chão. Após estas fotos Muybridge ficou mais famoso.
Com a ajuda de John D. Isaacs criou o sistema de 24 câmeras escuras, na qual Eadweard Muybridge
em uma corrida de cavalos, as 24 câmeras
ficam posicionadas na pista, cada uma com
um fio que atravessa a pista. Quando o cavalo passava os fios se romperiam, assim haveria os disparos sucessivos das câmeras.
Em 1874, Eadweard descobriu que sua mulher tinha um amante, assim procurou e matou-o, mas Stanford pagou sua liberdade.
Muybridge inventou o Zoopraxiscópio, uma máquina similar ao Zootrópio, na qual as imagens possuíam um movimento realístico. Usou-a para estudar os pequenos movimentos de animais e humanos.
Um pouco antes morrer o fotografo publicou dois livros, e após sua morte , seu corpo foi cremado e suas cinzas jogadas em Woking.

Autor: Lilian Takahashi nº19

Nenhum comentário:

Postar um comentário